ARTIGO

17/09 - Dia da Compreensão Mundial



Se olharmos tudo que estamos vivendo no momento, podemos observar a quantidade de movimentos existentes que buscam por igualdade, por compreensão, buscam ter seu devido espaço neste planeta que pertence a todos nós.

Quando falamos de espaço, não estamos relacionando ao físico e sim de espaço social, cultural, histórico ou outros, cuja o objetivo é diminuir a diferença construída por nossa mente em toda a história de nossa existência, eliminando o preconceito e os atuais conflitos que existem em nossa sociedade, sejam éticos, religiosos, sexuais, raciais ou socioeconômicos.

Acontece que essa diferença não é tão grande quanto se pode imaginar. Quando paramos para pensar como nos tornamos quem somos, fica perceptível que o alcance da nossa mente não nos permite ir além daquilo que vivemos nesta vida, a mente nos divide, pois cada um teve uma história de vida. Porem, quando olhamos para nossos sentimentos, eles nos conectam, através do amor, da paz, da verdade, com tudo que está ao nosso redor.

Portanto a compreensão pela história do outro não requer que ninguém abra mão de suas opiniões, pois elas foram construídas ao longo da sua história e deve ser respeitada, e olhando deste ponto de vista, a empatia é essencial, pois neste aspecto não há diferenças entre nenhum de nós. Isso nos possibilidade a adquirir abertura para diminuir as diferenças e a respeitar o espaço de todos, de forma igualitária, com humanidade e com todas as oportunidades que merecemos enquanto seres.

Perceba que a palavra humano não coube no final do paragrafo acima, isso porque a conscientização não é apenas referente a nós humanos, mas para com o todo, com a natureza em geral. Portanto, tudo deve ser considerado, devemos compreender o todo, humanos, animais, florestas, corpos, espiritualidade e muito mais.

O dia 17 de setembro foi escolhido para celebrar o dia da compreensão mundial, um dia de paz, o dia de compreensão, respeito, empatia e de muito sentimento de amor pelo outro.

"Não há caminho para a paz, a paz é o caminho" (Mahtma Ganhdi).

Não deixe para exercitar a compreensão apenas nos momentos convenientes ou em movimentos sociais, o futuro começa agora. Portanto pergunte-se, quais ações mudar de hoje em dia?

Pense no seu dia a dia, nas coisas que você faz, e reflita sobre tudo aquilo que você gostaria que melhorasse. Pense como você pode contribuir e disseminar a paz, a compreensão e o respeito pela história do outro. Qualquer atitude fará a diferença, seja no transito, seja uma palavra amiga à pessoa que nos atende, que está ali apenas fazendo o trabalho dela e nós não sabemos a história desta pessoa, seja iniciando a coleta seletiva, reciclando, reutilizando, plantando uma árvore, ou qualquer ação que você identifique ser necessário, se abra a experienciar o sentimento por estar colaborando para um mundo de compreensão e humanizado.

Desejamos que todos tenham muitos dias de compreensão com amor e paz!

Gratidão!

É PHASE de encontrar tudo aquilo que buscamos na nossa própria forma de agir.

Serie Human

Veja alguns episódios da serie Human, que retrata com amor as diferentes formas de pensar sobre a vida, mas ainda assim, com amor!

Human - O amor vem do lugar mais improvável.

Human - O que nos faz humano.

Human - Diferenças

Human - Nossa necessidade de justiça.